Delírios de verão – Liquidação!

Duas palavras habitam o imaginário das mulheres e praticamente compõem o nosso DNA – sapatos e liquidação. Quando lê-se as duas palavras numa mesma frase ou anúncio então, é como se abrisse um portal diante de nós, o oásis no deserto, a chuva do verão, o êxtase.

Quando eu era adolescente, e nem faz tanto tempo assim (finge), sapatos significavam ocasiões formais, dores nos pés, e uma sensação sinistra de que não era eu ali, mas uma outra pessoa – adulta, séria e chata. A mesma percepção ocorria com a palavra liquidação – sinônimo de produtos de baixa qualidade, sobra, araras desorganizadas, provadores cheios de cabides, peças fora do lugar, vendedoras mal humoradas e por aí vai. Nada a ver com a imagem glamurosa propaganda pela eterna Carrie Bradshaw da série Sex&The City, outra alucinada por sapatos e liquidação.

Não sei o que aconteceu, se fui eu que amadureci e virei aquela adulta da ocasião formal, que aceita as dores nos pés, ou se de fato quando os anos passam a gente fica muito louca. Acontece #Fato Porque, olha só, não é de hoje que venho observando isso, mas os sapatos andam sim mais confortáveis. Na marca Jorge Alex, por exemplo, há até uma linha Comfort, mais cara obviamente, mas que é um carinho para os pés. As liquidações também já não são sinônimo de guerra, mas de oportunidades. Não sei se é porque a moda já não muda tanto, se existe mais oferta do que procura, se todo mundo já comprou tudo o que podia, se o mercado anda mal das pernas, se o e-commerce já superou a loja física, o fato é: nesse verão de meu Deus, após passar inúmeras vezes em frente a uma loja de sapatos do meu bairro, hoje me rendi ao banner onde lê-se:

TUDO PELA METADE DO PREÇO 

Amiga (pausa dramática aqui), você leitora, sabe o que isso significa. Significa que todos os pares do meu número, um número acima e outro abaixo também foram provados. Significa que provei até o que eu jamais usaria mesmo morando sozinha no Alasca (leia-se bota branca com taxas douradas). MAS me fixei num único par, o sapato que eu procurava – clássico, preto, sério, chato, mas super versátil e “put together”, que “em” anexo trouxe mais três. Um outro no mesmo modelo, só que na cor vermelha (que dúvida), e mais outros dois de outro modelo numa variação dourada e outra preta com taxas. Sim, eu amo taxas e vou continuar comprando até depois que a moda tiver passado. Para os estudantes e entusiastas do mundo do marketing, a criatura que vos escreve está pra lá da curva descendente dos consumidores tardios. Demorei pra chegar a esta conclusão e aceitar essa classificação já que adoro uma novidadezinha. E aí, Brasil, pesquisando a origem desse desejo louco ocasionado pela palavra liquidação, cheguei a uma definição que explica a ligação fora da casinha entre o verão e a liquidação:

“Liquidação: derivado do Latim liquidare, de liquidus, “fluido, umidade, líquido”, de liqui, “derreter, escorrer, fluir”. Essa relação com líquido vem da acepção surgida mais tarde de liquidar como “limpar uma dívida, quitá-la”. (Achei essa definição nesse blog aqui: http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/liquidacao/ e a adaptei para o nosso conteúdo).

Pense bem, o que a gente mais quer nesse calor da Namíbia? Água, né? Portanto, nada mais justo do que se jogar numa liquidação. E o melhor, pela definição, ao comprar, existe toda uma sensação de que se está quitando uma dívida. Não é lindo? Então quando você se joga com todas as forças numa liquidação, na verdade você está se hidratando e cumprindo com os seus deveres. Não é libertador? Senti até uma brisa agora. Pra quem ainda não teve esta experiência sensorial arrebatadora nesse ano, recomendo uma voltinha pelos shoppings e ruas da capital. Como o varejo de moda deu uma desacelerada no ano passado, sobraram muitos produtos de boa qualidade nos estoques e prateleiras das lojas mais descoladas e queridas. Portanto, a dica é: hidrate-se antes, se jogue nas liquis e boas compras!

* 4 pares de sapatos por 260 reais desce redondo, diz aí?

Fonte: Reprodução/http://allwomenstalk.com/1000-best-women-shoes

Fonte: Reprodução/http://allwomenstalk.com/1000-best-women-shoes

Anúncios