Cinemateca Brasileira

Para não parecer que eu só escrevo sobre comida… Porque a lista de ideias para o  blog já tem ao menos mais 3 dicas gastronômicas… rs… Queria dar uma dica de lazer e cultura.

A Cinemateca Brasileira, idealizada em 1940, está localizada no antigo Matadouro Municipal. Antes de ocupar a sede atual, esteve localizada em outros lugares, como o MAM, e já recebeu diversos nomes. Hoje está num edifício tombado e muito interessante. Situada em uma pacata rua da Vila Clementino, parece que você está numa cidadezinha do  interior… Sério, é um lugar muito agradável e calmo, apesar do histórico.

Bom, para conhecer o lugar, fui assistir a um filme (o qual eu prefiro não comentar… rs…) pertencente a uma mostra. Na Cinemateca existe um grande acervo cinematográfico, projetos de restauração, biblioteca, entre outras coisas:

 “A Cinemateca Brasileira possui o maior acervo de imagens em movimento da América Latina. Ele é formado por cerca de 200 mil rolos de filmes, que correspondem a 30 mil títulos. São obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895”. (Fonte: Reprodução/Cinemateca.org)

Tem que ficar esperto na programação das mostras. É só chegar um pouco antes para retirar o ingresso e curtir o espaço enquanto espera. Além dos galpões onde estão as salas de exibição, há uma parte externa com um jardim, algumas obras de arte e mesas de madeira sob a sombra das árvores… que é o assunto do próximo post… Aguardem! :)

Cinemateca Brasileira
 Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
 (11) 3512-6111
Anúncios