Fast copy paste Fashion

Fashionista, você, homem, mulher, adolescente, bebê, criatura que fica enlouquecida por essa internet atrás das últimas tendências da moda, só tenho três palavras pra você: tudo cópia mesmo(!) – curta, grossa e mal acabada.

Há uma semana resolvi dar um pulo na Renner “pra ver como é que anda a moda dos magazines”. Para a minha surpresa, me deparei com um V.M. super esperto com um dos manequins vestindo uma calça vermelha logo na entrada na loja. Ops! Trend alert detected. Pedi para fotografar o manequim, mas a responsável pela seção negou o meu pedido dizendo que eu teria que cadastrar o blog no site da marca e receber uma autorização. Bullshit! Me cadastrei, enviei um e-mail, e alguém respondeu pra você? Pra mim também não(*). Continuando: fui na Zara, e bingo! A calça vermelha também estava lá. Fui na Top Shop do Market Place, and… there we go. Continuando a minha busca, acessei o site da Riachuelo, e lá vamos nós novamente. Ok, falei apenas de uma calça, da mesma cor, em diversas lojas do mesmo segmento. Até aí, no big deal.

Maixxxx, analisando toda as coleções nas lojas e acessando os respectivos sites, encontrei muito mais do que uma simples tendência “em comum”. Encontrei peças copiadas na cara dura, pra todo mundo ver. Anote aí, neste inverno você verá em todos os lugares, como uma assombração: saia de couro sintético preta rodada, jaqueta de zíper xadrez nas cores vermelho e preto, bota de salto baixo e cano curto com aplicação em metal prateado e blusinha basiquinha de malha nas cores cinza chumbo, preto ou branco. Se quiser ir mais além, você também verá jaquetas com estampas florais, modelo Perfecto, e um mashup de estampas florais com fundo preto e xadrez. Pronto, esse é o inverno 2014 da Riachuelo, Renner, C&A, Besni e outras marcas menores brasucas… Que levaram suas equipes de estilo para dar um pivô na Europa e copiaram tudo, tudinho, by the book, dos grandes magazines como Zara, H&M, Top Shop e outros…. Que também copiaram as peças mais comerciais das grandes marcas de luxo. Ou seja, ainda bem que as estações dos hemisférios Norte e Sul são diferentes, do contrário, ou o mundo inteiro se vestiria igual, ou pior, não haveria “moda” nos magazines e marcas de fast fashion nacionais. E aí eu pergunto: pra quê contratar estilistas, se esses coitados não criam, só copiam? Pra quê investir em viagens de pesquisa, se o que se faz é comprar as peças, “scaneá-las”, e replicá-las à exaustão. O pior da cópia não é nem fazer da moda um uniforme escolar, mas excluir a qualidade em nome da “modernidade” ou da “agilidade de produção”. Sei lá, cheguei num ponto em que desconfio de tudo o que eu quero comprar. Já não sei se o que eu “desejo” é uma necessidade, uma vontade, ou a simples aceitação de tudo o que já vi em todos os lugares um milhão de vezes. Nesse contexto, perde-se o juízo de valor das coisas e quase que por osmose aceita-se o que está à mão… Tristeza, né?

  • Nesta quinta-feira, 21/02, eu e mais uma calça (que escreve nesse blog), iremos ao lançamento da coleção Outono/Inverno 2014 da Riachuelo. Se liga no nosso Insta e confira as nossas impressões. Copia e cola para não esquecer ;)

(*) Errata: Hoje, 24/02, recebi uma resposta do departamento de Marketing Corporativo da Renner. Yey! No e-mail, foi enviado o contato da agência que atende a conta da Renner e da pessoa responsável pelo contato com blogueiros etc. #Win Adorei receber a resposta, até por que, no meu mais recente rolê à Renner do Shopping Jardim Sul, mais precisamente no domingo 23/02, experimentei a calça vermelha da linha Marfino, e pasme, ficou DESLUMBRANTE! Mas falarei sobre a modelagem dessa calça num próximo post. Stay tuned! ;) #GoRed

