14ª Restaurant Week #AltaGastronomia

O Restaurant Week é um evento que começou em Nova Iorque e veio para o Brasil em 2007. Sinceramente, não sei se sigo desde 2007, mas há pelo menos 5 anos venho tentando acompanhar todas as edições. O evento basicamente reúne restaurantes que desenvolvem um menu com preço fechado para almoço, jantar ou ambos, e oferecem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Por que é legal? Porque te dá a oportunidade de conhecer um restaurante as vezes mais caro, que você não costuma ir normalmente, por um preço mais bacana. E ainda tem um cunho social, em cada refeição vendida, você pode doar 1 real para instituições beneficentes ligadas ao evento.

Eu me lembro que nas primeiras edições, dava até um certo frio na barriga quando saia a lista dos restaurantes participantes com seus cardápios. Eu ficava no trabalho com uma amiga lendo a lista inteira e todos os menus – que bom que já saímos da empresa, eram horas de tempo gasto nisso – e selecionávamos todos os restaurantes e os turnos que achávamos que valeria a pena ir. Hoje em dia, já não me emociono tanto com a chegada da Restaurant Week, mas é sempre bom dar uma olhada, né?

Na minha opinião, o que aconteceu ao longo dos anos é que os restaurantes não conseguiam servir os clientes nessas 2 semanas de evento com a mesma qualidade do resto do ano. E muitas vezes o que faziam era bolar um menu que nem tinha muito a ver com o menu normal do restaurante. Então, a minha a dica é: se o almoço for salmão com risoto e a sobremesa Panna cotta, fuja! Rs… É uma brincadeira, mas tem um fundo de verdade. Temos que ficar atentos ao ler os menus com as seguintes palavras: espuma, bouquet, crostine, mix, musseline… Isso tudo emociona muito na hora de ler, mas nem tanto na hora em que o prato chega.

E para terminar, gente, visitei alguns restaurantes participantes da edição desse ano, e não aconselho ir ao Chez Mis, ao Chez Oscar, Caroline, AK Vila, La Pasta Gialla, Killa… Mas aconselho e quero muito ir ao Beato, Clos de Tapas, Comedoro, e quem sabe mais algum… O Restaurant Week começa na segunda-feira, 17/03, e vai até 30/03. Bom apetite!

Anúncios