De Calça na Cozinha – SEM GLÚTEN

A chegada do outono anuncia dias mais leves, temperaturas amenas e, nessa calmaria, bate aquela vontade de comer um bolinho quentinho com café no final da tarde. Delícia, né? No post de hoje preparei para vocês uma receita saborosa de muffin de fubá com goiabada e queijo.

Eu adoro fazer muffins, pois acho que são mais fofos e práticos para se levar à casa de amigos, ou para o trabalho, e tomar um café.

Quando peguei essa receita, era apenas de fubá com erva-doce, e assim mesmo já era bom! Mas sempre penso o que poderia deixar a receita ainda mais gostosa. Juntei a goiabada e o queijo, que fazem uma ótima dupla com o fubá! Só que eu tenho uma amiga cujo marido tem intolerância ao glúten. Então, para agradar a todos, faço algumas receitas com farinha de arroz ou farinha de amêndoas.

Atualmente todas as embalagens de alimentos já especificam se possuem glúten na composição. Aprendi com essa minha amiga que às vezes o alimento não tem glúten, mas vem escrito na embalagem que contém sim, pois ele é processado na mesma fábrica que tem outros produtos com glúten… Enfim, é meio complexo! Se você tem essa intolerância, deve saber direitinho como lidar com essas coisas, né? Então, fique atento! E se você não tem intolerância nenhuma, e quer comer o glúten, pode fazer esta mesma receita com farinha de trigo branca que fica igual!

Algumas receitas com essas farinhas especiais não ficam tão gostosas. É amiga, o glúten é responsável por “inflar” mais do que a sua barriguinha! Rs… Tudo que contém glúten é mais fofinho e molhadinho. Ás vezes, algumas receitas com a farinha de arroz ficam meio secas e farelentas mesmo… Já a farinha de amêndoas é ótima, molhadinha, mas tem um sabor bastante presente e não serve para qualquer coisa.

O queijo processado que eu uso é aquele do quadradinho com embalagem azul, mas já fiz com ricota também!

De qualquer forma, com ou sem glúten, faça essa receita. A porção dá para mais ou menos 12 muffins. E essas forminhas de papel que eu uso, compro nessas lojas de atacado para ingredientes de doces e chocolates. E as forminhas de metal são necessárias para não abrir a forma de papel e esparramar o muffin. No outono tudo fica mais gostoso, experimente!

 

 

