De Calça na Cozinha – Leite de amêndoas

O De Calça na Cozinha não vive só pensando em receitas gordas, há também uma preocupação com a saúde e com as novidades que aparecem por aí. O muffin sem glúten está aí para comprovar. Ultimamente tenho ouvido tanto falar nos malefícios da lactose, que resolvi testar esse substituto – o Leite de Amêndoas. Ainda que eu ache que será muito difícil viver sem lactose (que você encontra na manteiga, nos bolos, pães e etc.), dá pra pensar em algumas alternativas e testar uma coisa de cada vez, né?

Além de muitas pessoas terem intolerância à lactose, e já saberem disso, a ingestão da lactose também pode desencadear processos inflamatórios no corpo de qualquer pessoa, mesmo naquelas que não apresentam problemas em processar este açúcar. Com a recente constatação deste problema, as variações de leites vegetais disponíveis mercado são inúmeras: de castanhas, aveia, arroz, macadâmias, amêndoas… Quem quiser fazer em casa pode anotar a receita, mas já adianto que não será das mais baratas. Para que o leite fique mais concentrado e um pouco menos aguado, minha sugestão é que você faça com 3 xícaras de água e não 4. Essa receita é muito simples. Eu achei uma delícia! Confesso que posso conviver nos cafés-da-manhã com leite de amêndoas tranquilamente.

Para fazer essa receita eu fui atrás de um coador de pano, daqueles antigos de fazer café. Mas pode ser utilizado um pano de prato bem limpo para coar. O leite dura 3 dias na geladeira e rende cerca de 1,5 L. E, por fim, a sobra das amêndoas no coador pode se transformar numa deliciosa farinha que vai ser utilizada em breve no De Calça para fazer cookies. Mas também pode ser utilizada em muitas receitas substituindo a farinha branca e eliminando o outro vilão do momento, o glúten. Basta colocar numa assadeira em forno baixo, mexer de vez em quando e deixar secar a farinha. A minha demorou cerca de 40 minutos para ficar sequinha. Mas tem que tomar cuidado para não queimar.

Bom, e aí que eu fiz o leite numa manhã fria da semana passada e achei que nada mais justo do que prová-lo com um cafézinho e canela, né? Ficou uma delícia, pois o leite de amêndoas é leve e muito mais aromático! #ficadica

 

