O poder do xaveco

Atenção, você, homem, mulher, adolescente, bebê: você já foi xavecado hoje? Repare quão bizarra é esta pergunta. Agora mais bizarro ainda é constatar que não, você não foi xavecada(o) hoje e talvez não o seja amanhã. O que aconteceu com o xaveco? Aquele bom e velho – “Ah… lá em casa!”. Depois que entramos na era do politicamente correto, da defesa de todas as minorias e nano minorias, tudo virou argumento para o mimimi alheio, que diz que tudo é preconceito, feminismo, machismo, “gayzismo” (outro dia li essa expressão), e por aí vai. Além de não podermos mais beber e dirigir, fumar, comer glúten, falar palavrão, tocar a campainha e sair correndo, parece que o bom e velho xaveco foi alçado ao rol das coisas feias da humanidade. E não tem nada a ver com o lance do assédio no metrô e nem nada ofensivo como muitos insistem em classificar.

O xaveco as it is sempre teve uma função social de inclusão, inclusive das desfavorecidas, sendo mais específica. Que atire uma Havaiana quem nunca sorriu por dentro após ouvir um xavecão daqueles bons, que só o povo da obra ou da rua fala? Eu sempre rachei com a coragem e a criatividade dos xavecos. Tá certo que tem alguns que dão nojinho, mas pula essa parte ou xinga de volta. Eu sei, não é bonito escrever isso num blog de família, mas vai pra puta que o pariu, qual é o problema da sociedade? Outro dia fui elogiar um colega e todo mundo ficou me olhando, tipo – “tá querendo…”. Nada a ver. Xaveco é saúde, alegria de viver, só xaveca quem está feliz. Já viu alguém deprimido xavecar alguém? Por outro lado, eu paro e olho para os homens bonitos que passam mesmo, sem dó. Já que na condição de mulher “fêmea, feminina, frágil e indefesa” eu não posso lançar um bom “ahhh… delíiiiicia!”, o mínimo que eu posso fazer pela minha reles existência é olhar. E quanta felicidade há nesse olhar e em admirar o outro.

Tenho um ex-professor que é meu amigo de xaveco. A gente se xaveca loucamente, mas na maior brincadeira. E somos felizes assim, lava a alma. Para quem está do lado (e não entende nada) acha que é a coisa mais bizarra do mundo, mas who cares? Minha fatura do cartão vence no dia 25 pra quem quiser pagar. O lance é: xaveque mais, faça um elogio, deixe ser elogiada, retribua o “carinho”. Tá faltando xaveco nessa cidade. Pra quem já nem se lembra mais como é ser xavecada(o), recomendo alguns endereços onde sua gostosura e beleza serão exaltadas com muito fervor. Vai lá: 1) Calçadão de Ipanema, Barra, qualquer lugar no Rio. Minha gente, o Rio é a capital internacional do xaveco. Ali, os cariocas não perdoam nem as velhinhas. Vá que é sucesso garantido; 2) Se você não quiser ir tão longe, uma boa obra resolve. 3) Estádio de futebol, não preciso dizer o por quê; 4) Qualquer lugar com manobrista ou muitos prestadores de serviço juntos. Sei lá o que acontece, o inconsciente coletivo do xaveco toma conta e alguém sempre acaba falando alguma coisa; 5) Balada, né? O álcool vem e dá um slide to unlock no xaveco. Precisa só escolher uma balada com gente legal, porque tem xaveco de balada que não vale o rolê; 6) Trânsito #KenNunca; 7) Feira-livre, paraíso das frases de boleia de caminhão. Sucesso também; 7) Eu ia dizer faculdade, mas hum… não me lembro de ter ouvido recentemente algum xaveco não, acho que ouvi do moço do caixa do estacionamento. Tá valendo também. O lance é sorrir e retribuir o elogio ;)

Outro dia, saíndo do trabalho, enquanto eu aguardava a van que me leva ao estacionamento, parou um homem ao meu lado e começou a puxar assunto sobre o tempo, o universo… o táxi dele chegou, e ele não hesitou em me oferecer uma carona. Na cara do Brasil!!! Touch Dowm pro xavecão. Óbvio que recusei a “carona”, mas achei muito digna a iniciativa dele. Vai que cola, né?

E pra provar que adoramos um xavequinho de verdade, que tal deixar um xaveco nos comentários desse post. Pode ser pra mim, ou pra pessoa que você admira. Envie o link do post para a pessoa em questã e divirta-se! Aqui nesse site descolamos os melhores xavecos ever e nesse outro há um guia de melhores práticas. Whaaaaat? rsrssrsr  #fikadik Mais xaveco e menos mimimi. ;)

