Especial Festa Junina – Brigadeiro de Paçoca

Gente, o mês de junho está chegando, leia-se Dia dos Namorados, Copa do Mundo… e as Festas Juninas! #AMO Com certeza estou mais ansiosa para saber a agenda das festas por São Paulo do que as datas de qualquer jogo do Brasil.

Essa é uma festa católica, trazida pelos portugueses para o Brasil, e hoje tem grande tradição no Nordeste, atraindo inclusive muitos turistas nessa época do ano. O mês de junho é também o mês de vários santos – Santo Antônio, São João e São Pedro, comemorados nas festas. Em São Paulo são tantas opções que fica difícil de escolher uma festa para ir. Tem as festas dos grandes clubes, que cobram ingressos caros e geralmente oferecem shows de duplas sertanejas da moda – não é bem o meu perfil, nunca fui. Eu gosto mais de uma quermesse da Igreja do bairro, por exemplo, acho mais acolhedor e não tem o clima de balada sertaneja! Mas o propósito dos posts sobre festa junina é que você faça sua própria festa!

Bom, deu pra sentir a minha empolgação com toda essa comemoração? Todo ano procuro diversas festas para ir, tento ir na do colégio em que estudei a vida toda para reencontrar colegas e professores e, ainda por cima, faço uma festinha pequena com um grupo de amigos, que já está na quarta edição rs… Empolgada ou não?

E aí, como é que funciona fazer uma festinha em casa? Eu já tenho alguns elementos de decoração, uma toalha xadrez, umas bandeirinhas fofas de chita e até mesmo um balão de tecido colorido! E o legal é cada convidado também trazer alguma coisa, né?

Vou dar idéia para vocês de um cardápio básico para uma festinha junina de arrasar:

Bebidas: Vinho quente, quentão e cerveja.

Salgados: Pipoca, tortas, pão de queijo, cachorro quente, pinhão, milho verde.

Doces: Muffin de Fubá com goiabada e queijo, brigadeiros de paçoca (receita de hoje), doces de abóbora e batata doce (em forma de coração, os mais fofos!!), pé de moleque e arroz doce.

Tem mais coisas que você pode ter na festa? Claro que tem, isso é só uma sugestão.

Eu quero passar para vocês algumas receitas para essa festa, faremos isso ao poucos aqui no blog. Lembrem que o muffin nós já temos a receita, inclusive sem glúten!

A receita de hoje é a do brigadeiro de paçoca. Uma forma diferente do tradicional doce de amendoim! Uma receita minha que faz sucesso há anos.

Vamos lá, os ingredientes são:

Ingredientes

E o modo de preparo é o mesmo de qualquer brigadeiro. Adicione tudo na panela e mexa até começar a desgrudar do fundo – varia muito de acordo com a panela. O ideal é não usar uma de fundo muito fino, senão você pode queimar seu brigadeiro. Não pare de mexer por nada! Não dá para atender o telefone nem mandar mensagem no WhatsApp!

Na panela

Depois de uns bons 20 minutos/meia hora no fogo, eu coloco a massa em prato untado com um pouquinho de manteiga e deixo esfriar na geladeira por no mínimo 2 horas.

Esfriando...

Escolha uma forminha bonitinha, colorida. Vamos enrolar os brigadeiros e passar em paçoca de rolha esfarelada.

Enrolando...

O rendimento é de mais ou menos 30 brigadeiros de tamanho médio.

Brigadeiro de pacoca

Nem que você não se anime de fazer uma festa junina, faça esse brigadeiro! É muito bom!!!