Food Trucks – A nova comida de rua

Comer na rua é um dos esportes mais antigos da história, né? Quem nunca? Agora, comer na rua com glamour é a grande novidade aqui em São Paulo. Os food trucks super customizados e equipados estão invadindo as ruas. Acho que tudo começou com o sucesso das feiras gastronômicas em que grandes chefs ofereciam suas comidas famosas e caras à preços populares. Sucesso total, filas enormes e tal. Eu mesma nunca consegui vencer as filas antes que a fome me vencesse. Junto com isso, a prefeitura liberou a venda de comida nas ruas, em barracas, carrinhos, etc.

Bom, na verdade, aqui em frente  a minha casa, na Av. Sumaré, o Rolando Massinha vem vendendo massa fresca em uma kombi há anos e sempre foi um sucesso! Madrugadas, carnavais e reveillons… Rolando sempre aqui. Mas o que já parecia uma inovação, vender massa em uma kombi, ficou simples perto de todos os food trucks que estão aparecendo. Tem hambúrguer, pizza, sucos, sorvetes, vinho, comida mexicana, sanduíches gourmet, milk-shake, temaki, crepes, fish&chips, entre outros.

O bacana dos food trucks é que eles são itinerantes, estão a cada dia em um lugar diferente, em horários diferentes. Dá para acompanhar essa agenda deliciosa pelo Facebook ou Instagram e também pelo @guiafoodtrucks, que costuma dar uma geral todos os dias das programações dos trucks.

Fora isso, alguns pontos específicos foram criados. A Pracinha Oscar Freire, por exemplo, no número 974, o Panela na Rua, na praça Benedito Calixto e o Butantan Food Park. Este ultimo é o mais interessante, pois é um espaço de mais de 1.600 metros quadrados que recebe todos os dias diversos food trucks e barracas de comida. O Facebook deles informa todos os dias a programação.

Recentemente fui fazer uma visita ao local com uma amiga, em um sábado à noite. Dizem que é bacana o happy-hour também durante a semana. O espaço é legal e tem mesas comunitárias para acomodar um bom número de pessoas. No dia em que fomos, estava bem tranquilo e fácil de comer e sentar. Tem estacionamento próximo e também é perto da estação Butantã do metrô, na linha amarela. Infelizmente, alguns trucks já estavam fechando, pois não tinham mais comida, ou abriram depois que já tínhamos comido… Não foi muito fácil escolher o que comer pois a oferta é muito diversificada.

Eu fiquei um pouco decepcionada pois realmente grande parte do espaço é ocupado por barracas, e não trucks, não sei por quê eu esperava que fossem só trucks, um mais lindo que o outro, rs, mas é um food park, né? :/ Acho que eu não tinha percebido isso antes.

Bom, nós optamos por comer massa, empanadas uruguaias de entrada e bebemos vinho e cervejas artesanais muito boas! Vale muito a dica das cervejas, feitas no interior de São Paulo, a Júpiter e a Suméria são muito saborosas! Não sobrou fome para a sobremesa, mas certamente vou voltar para conhecer outros trucks.

Já fui também ao Buzina, esse é bastante famoso e os caras tem a sacada mais genial de todas na minha opinião. Eles ficam apenas em horário de almoço, próximo a grandes empresas, o movimento é intenso, rola uma música  legal e eles tem alguns tipos de hambúrgueres, uma batata gostosa, uma salada e um cookie maravilhoso.

Agora, isso tudo é muito legal, e eu vou continuar acompanhando e querendo conhecer diversos trucks, mas vale lembrar que há uma ilusão de que você vai comer na rua e vai comer barato. Não é bem assim, as porções não são super generosas e se você quiser provar várias coisas, vai acabar gastando quase que a mesma coisa que se fosse em um restaurante. Mas o clima é outro, né? Acho muito legal a idéia!

Salve alguns endereços úteis e vá atrás do truck que você achar interessante. Divirta-se!

Butantan Food Park

Rua Agostinho Cantu, 47

@butantanfoodpark

https://www.facebook.com/ButantanFoodPark

 

Pracinha Oscar Freire

Rua Oscar Freire, 974

 

Panela na Rua

Praça Benedito Calixto, 85

@panelanarua

https://www.facebook.com/panelanarua

www.panelanarua.com